Você concorda que segurança nunca é de mais?
A maioria das pessoas que responde a pergunta acima responderá instintivamente. Quanto mais seguros estivermos na vida real, melhor.
Por outro lado, existe de fato um aspecto da segurança em nossas vidas que muitas vezes é esquecido: nosso acesso à Internet.
Sites e aplicativos recorrentes no dia a dia requerem um certo grau de proteção. Embora essa preocupação esteja longe da ideia da maioria dos internautas, existem opções muito interessantes no mercado para apoiar a segurança dos dados.
Um deles é a VPN.
No artigo de hoje, vou explicar melhor o que é VPN, sua finalidade e como pode trazer mais segurança para nossa conexão.
No final do Artigo vou apresentar algumas VPNs Pagas e os links para que possam conferir cada uma delas!!
Vamos em frente?
O que é VPN?
VPN é a abreviatura de Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual falando em bom português.
Essa rede é uma tecnologia que estabelece a comunicação entre sua máquina e a Internet, mas, ao contrário das redes padrão, as VPNs garantem uma comunicação segura criptografando os dados transmitidos.
Basicamente, uma VPN cria um túnel criptografado para que sua máquina possa acessar a Internet e seu provedor não possa registrar suas atividades.
Com a VPN, sua navegação é anônima e indetectável.
Qual é a utilidade da VPN?
Fundamentalmente, o papel da VPN é garantir a proteção dos dados e estabelecer uma navegação virtual segura.
Alguns exemplos de outros usos de VPNs são para alterar sua localização de IP, acessar sites bloqueados em seu país ou região, proteger sua privacidade e melhorar sua segurança ao acessar a Internet por meio de redes Wi-Fi públicas.
VPN também é um recurso amplamente utilizado por empresas que precisam proteger seus dados ao se comunicarem entre pontos remotos e a matriz de tecnologia.
É seguro usar VPN?
Existem diferentes empresas que fornecem serviços VPN e existem diferentes protocolos para se conectar a redes privadas.
VPNs pagos são geralmente mais seguros do que VPNs gratuitos.
Isso porque, ao utilizar um serviço gratuito, não há garantia de que os dados coletados pelo serviço não serão vendidos ou distribuídos para outras empresas.
Redes pagas também tendem a ter excelente qualidade de conexão e têm menos impacto na velocidade de navegação.
Ao final desta matéria apresentarei algumas empresas de VPN
Como funciona a VPN?
Explicando de forma muito simples, o princípio de funcionamento de uma VPN é estabelecer um túnel entre sua máquina ou dispositivo e a Internet.
Por meio desse túnel, as informações são transmitidas de forma anônima e privada, sem a possibilidade de serem interceptadas por hackers.
Vou explicar com mais detalhes para um melhor entendimento:
Quando você visita um site ou aplicativo, sua máquina ou smartphone se conecta ao provedor e informa que você deseja visitar um site ou aplicativo específico. É esse provedor que se comunica com a Internet e retorna informações para a sua máquina, permitindo que você visualize essas páginas. No entanto, todas as suas atividades na rede são rastreáveis e registradas pelo provedor.
É também dessa forma que o site pode mapear quem são seus visitantes com base em dados demográficos e extrair outros dados analíticos. Imagine que todas essas comunicações, exceto para rastreabilidade, ocorram publicamente e podem, eventualmente, ser hackeadas durante certas transmissões de dados.
Ao acessar a Internet conectado a uma VPN, a única informação que seu provedor terá é que você está conectado a um servidor remoto, que pode estar localizado em qualquer lugar do mundo, e nada mais.
A partir do momento que você se conectar ao servidor, todos os seus passos estarão protegidos, e todos os dados fornecidos serão salvos criptografados e transmitidos através deste túnel, isolando-os assim de possíveis intrusões.
Navegando Sem VPN
A grosso modo, sem uma VPN, sua conexão com a Internet é insegura e seu ISP sabe tudo o que você faz enquanto navega. Isso ocorre porque o endereço IP usado para identificar sua máquina será fornecido ao provedor e todas as atividades serão associadas a ele.
Navegando com VPN
Por outro lado, com a VPN, seu endereço IP ficará oculto e o único IP que poderá ser visto pelo seu provedor ou outros usuários é o IP remoto do servidor de VPN. Este endereço IP é compartilhado por muitos usuários e muda regularmente.
O que é Proxying?
Os proxies também são intermediários entre os usuários e a Internet e costumam ser confundidos com VPNs. A diferença entre os dois é que o proxy transmite todas as informações necessárias ao site solicitadas pelo visitante quando o visitante acessa a Internet, como o endereço IP do proxy de uma máquina específica; enquanto a VPN transmite apenas o IP do remoto servidor usado.
A VPN atua como um proxy online, permitindo que os usuários naveguem anonimamente.
Autenticação
A autenticação é o processo pelo qual um cliente VPN e um servidor VPN remoto garantem que eles conversem apenas entre si e de maneira totalmente segura.
Tunelamento
Tunelamento é o que chamamos de método de encapsular o pacote de dados e enviá-lo ao ISP. A VPN criptografa esses dados antes de transmiti-los para evitar que terceiros possam entendê-los.
Criptografia
Criptografia é a prática de criptografar dados de forma que só possam ser assimilados a um destino específico para o qual são enviados. No caso da VPN, os dados enviados ao provedor de Internet são criptografados, de forma que as informações enviadas pelo usuário não sejam rastreadas ou interceptadas por invasores.
A criptografia desses dados pode protegê-los e só pode ser descriptografada pelo provedor solicitante.
O que são protocolos de VPN?
O protocolo VPN é o método pelo qual sua máquina ou dispositivo se conecta a um servidor em uma rede privada. As mudanças de um protocolo para outro são padrões de criptografia, procedimentos de autenticação, velocidades, etc.
Os protocolos VPN mais comuns no mercado incluem OpenVPN, IKEv2, Lightway, WireGuard, SSTP, PPTP, etc.
Para escolher o melhor protocolo para sua navegação, você precisa definir o que deseja priorizar nesta navegação.
Esses protocolos impactam por exemplo na velocidade de sua conexão na internet e por isso a escolha dele pode mudar para quem precisa fazer download por exemplo
Que tipos de VPN existem?
Existem muitos tipos de VPNs, cada um dos quais representa um tipo de navegação.
Discutirei alguns dos tipos mais comuns a seguir.
Comercial / Corporativa.
As VPNs mais “comerciais” são chamadas de VPNs baseadas em rede ou network-based.
Essas VPNs são mais recomendadas para conectar não apenas dispositivos, mas também várias redes ao mesmo tempo, á a conexão mais segura para as intranets que conectam os diferentes departamentos da mesma empresa.
Pessoal
Quando o processo envolve apenas a conexão de usuários à rede, a VPN mais recomendada para uso pessoal é chamada de VPN baseada no cliente ou client-based.
Essas redes são estabelecidas por aplicativos que criam caminhos de comunicação entre usuários e servidores e funcionam da maneira mais simples possivel, geralmente por meio de nomes de login e senhas.
Estas são as melhores VPNs para uso doméstico.
Por que usar VPN?
Existem muitos motivos para se usar VPNs, tanto para uso empresarial como para uso doméstico.
Então segue alguns dos principais motivos
Para sua segurança
A proteção da segurança dos dados geralmente é o primeiro motivo para usar redes privadas regularmente. As VPNs podem fornecer mais segurança e tranquilidade para aqueles que lidam com grandes quantidades de fluxos de dados ou apenas desejam melhorar os padrões de segurança em casa.
Proteger sua privacidade
Para muitas pessoas, proteger sua privacidade online pode parecer excessivo, mas a verdade é que tomar alguns cuidados não deve ser uma tarefa secundária.
Extrair e vender dados privados de milhões de usuários é um dos maiores produtos comercializados nos bastidores da Internet atualmente. Se você não deseja que eles possam obter informações sobre sua navegação, uma VPN pode ajudar.
Quando o endereço de IP é mascarado, o servidor remoto que você está usando para navegar na internet através de uma VPN faz com que todas suas atividades virtuais não possam ser rastreadas, garantindo, assim, a sua privacidade ao acessar aplicativos que contenham informações pessoais ou aos fazer compras.
Acessar sites bloqueados ou censurados por firewall
Devido a diferenças legais, é comum que alguns sites sejam banidos em alguns países, por exemplo, o Google foi banido na China ou algum conteúdo de arte não está acessível globalmente devido a vários motivos.
As VPNs podem contornar tais proibições porque ao se conectar a um servidor remoto nos Estados Unidos, por exemplo, o endereço IP transmitido ao seu provedor de Internet será hospedado nos Estados Unidos, permitindo que você acesse todo o conteúdo disponível naquele país.
Se você deseja visitar uma página que não está disponível em seu país / região, basta selecionar um servidor hospedado em um país / região onde o conteúdo está disponível.
Também permite o acesso a sites sujeitos à censura de firewall via VPN.
Para alterar sua localização
Conforme mencionado acima, a VPN mudará a localização do seu IP para que o provedor de internet saiba que a sua navegação é de outro país.
Se por algum motivo você precisar acessar serviços online de outro local, usar uma rede privada é a sua solução.
QUANDO USAR UMA VPN?
Mesmo se você não quiser usar VPN repetidamente todos os dias para usar a Internet, em alguns casos, você precisa prestar mais atenção à segurança dos dados.
Rede sem fio pública
Conectar seu dispositivo a uma rede Wi-Fi pública pode interceptar grandes quantidades de dados.
Se você precisar trabalhar remotamente ou usar uma rede Wi-Fi pública para realizar certas atividades, é altamente recomendável usar uma VPN para proteger sua navegação.
Para usar uma rede privada em seu smartphone, procure um aplicativo que possa construir essa ponte e fornecer esse recurso a qualquer momento.
VIAJANDO
Se você estiver viajando e precisar se conectar a uma rede Wi-Fi de um hotel, visitar um site que não está disponível em alguns países ou apenas deseja proteger sua privacidade ocultando sua localização, você deve usar uma VPN.
Com ela, você pode navegar na Internet por meio de uma rede dedicada em qualquer lugar do mundo, incluindo acessar a algum site do país que você mora mesmo estando em outro país.
STREAMING
Você já tentou acompanhar sua série favorita no exterior, mas não encontrou?
Se você tem o hábito de viajar muito, talvez já tenha.
Usar a VPN para resolver esse problema é muito simples. Basta visitar um servidor remoto hospedado em seu país de residência e retornar ao site de streaming para acessar todo o conteúdo disponível em seu país.
Se você deseja ouvir música ou assistir a filmes que estão bloqueados em seu país / região, o método oposto também é eficaz: basta encontrar um servidor hospedado em um país / região que possa acessar este conteúdo.
Como escolher a melhor VPN?
A melhor VPN é aquela que melhor se adapta às suas necessidades.
No entanto, é importante garantir algumas coisas, como: a legitimidade da empresa fornecedora, valor de mercado, disponibilidade, acordo, impacto na velocidade de navegação, etc.
A questão é que, embora existam muitos tipos diferentes de VPNs, existem VPNs para todos os tipos de utilizadores.
Há outras alternativas?
Embora a VPN seja a alternativa de proteção de dados mais popular, não é a única tecnologia que pode fornecer acesso anônimo à Internet.
TOR
O TOR, geralmente associado à deep web, é um software de código aberto que permite que os usuários fiquem online enquanto suas identidades estão protegidas. Ao contrário de uma VPN, que criptografa os dados transmitidos ao provedor, o TOR se comunica por meio de uma rede complexa que permite que os dados passem por várias máquinas antes de chegar ao destinatário.
O ponto comum dessas duas tecnologias é ocultar o IP dos usuários que as utilizam.
Ao permitir que milhões de pessoas circulem na Internet sem deixar rastros, o software é amplamente utilizado por quem deseja acessar partes não indexadas da Internet.
PROXY
Conforme mencionado acima, um proxy é um servidor intermediário usado para processar solicitações de usuários na Internet, mas não pode ocultar informações que permitem que os usuários sejam rastreados na Web, como VPN ou TOR.
CONCLUSÃO:
Ao escolher uma forma de proteção para navegar na Internet, é preciso lembrar que nada é 100% seguro na web como a conhecemos hoje.
No entanto, é sempre a decisão certa tentar tornar sua conexão o menos frágil possível.
Ao viajar, visitar redes Wi-Fi desconhecidas e desprotegidas, publicar informações confidenciais ou manipular dados de terceiros, você sempre terá uma rede bem protegida em sua máquina usando uma VPN.
Principais VPNs pagas do mercado:
Fiz uma lista de algumas das melhores VPNs que tem no mercado: Click no nome para acessar o site.
- Surfshark: com mais de 3200 servidores em 65 países este é um dos melhores do mercado, tem como vantagem o numero ilimitado de dispositivos que você pode instalar. além de ter um preço muito atraente
- NordVPN: Esta é considerada a VPN mais rápida do mercado esta em 60 países com 5200 servidores. tem as melhores avaliações do mercado. pode conectar até 6 dispositivos por conta ao mesmo tempo.
- PureVPN: com mais 6500 servidores está é também uma excelente opção com 6500 servidores em 140 países suporta até 10 conexões simultâneas por assinante
- VyprVPN: esta em mais de 70 países, possui protocolos de segurança bem interessantes e avançados, a única desvantagem é não tem o site ainda em português, mas pelo que apresenta e preço valem uma consulta.